Mudamos de endereço. Acesse:

http://filhinhosdamamae.com.br/

sábado, 9 de fevereiro de 2013

POST 3 - Vou para Europa com bebê - Documentos e organização das informações da viagem.

Organize bem todos os documentos. Mantenha-os sempre no mesmo local e perto de você, no nosso caso, levamos sempre na mochila de coisas essenciais, em um compartimento de difícil acesso para os batedores de carteiras - dizem que passaportes de brasileiros são muito cobiçados, porque nós podemos nos passar por qualquer nacionalidade, dada a diversidade de nossas aparências (tem brasileiros loiros, pretos, índios, brancos, orientais...). Levo os impressos em uma pequena pasta de plástico. Sempre scaneio os documentos e envio para mim mesma, para meu marido e para minha irmã por email.

DOCUMENTOS:

  • Importante observar que os passaportes atuais não contém a informação de filiação. Por isso, leve sempre um documento oficial da criança, além do passaporte, caso precise comprovar que você é mesmo mãe/pai (levo sempre o RG dela, mas pode ser a certidão de nascimento).



  • Fique atento ao prazo de validade do passaporte, principalmente do bebê. O primeiro da minha Helena tiramos quando ela ia completar 4 meses, o prazo de validade foi de apenas um ano. Estamos tirando um novo nos próximos dias.
 
Fique atento à validade do passaporte do bebê,
a duração é bem menor do que dos adultos.
 
  • Permissão Internacional para Dirigir (PID) - É uma simples tradução da sua carteira de motorista. Muitas pessoas acham que é dispensável, dizem que nunca usaram. Para alugar o carro, sua carteira de motorista basta. Mas se você for parado em uma blitz, a PID poderá ser exigida, já que é obrigatória por lei de acordo internacional. Eu sou da opinião que imprevistos acontecem, mas quando você poderia tê-lo evitado, não era imprevisto. Não arrisco. Acabamos de renovar as nossas.

 ORGANIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES:
Meus amigos próximos adoram me zoar, porque costumo colocar tudo em planilhas. Aprendi que se você tem informação clara e acessível, poupa muito tempo. Colocar as infomações em planilhas me ajuda a visualizá-las de um modo objetivo e sistematizado.
Sempre crio uma tabela com os telefones e dados importantes, embora nunca tenha precisado usar. imprimo e deixo uma cópia na mochila e uma nas carteiras (minha e dele), sempre incluo:
  • Endereço e telefone dos consulados brasileiros dos locais onde estaremos
  • Telefone do seguro saúde
  • Telefone de todos os cartões de crédito que levo para comunicar em caso de roubo
  • Telefone da empresa aérea
  • Localizador das passagens aérea

Gosto também de montar uma planilha com os dados dos hotéis onde ficaremos, ainda mais em uma viagem atípica como essa, onde estaremos de carro e não faremos muitos bate-volta, ficaremos em vários hotéis. Sistematizo as informações montando uma tabela com:
  • cidade
  • nome do hotel
  • data de entrada
  • data de saída
  • hora de check in
  • hora de check out
  • se tem café da manhã incluído na reserva
  • se tem estacionamento no local (e se é free ou não)
  • se aceita cartão
  • endereço
  • observações gerais (p. ex: fica entre duas lojas, difícil de ver, mas a 200m da estação) - geralmente dicas de outros hóspedes que catei no próprio booking ou no TripAdvisor.
Sempre envio uma cópia desta tabela imensa para o email da minha irmã, caso precise nos contatar.

2 comentários:

  1. Oi Carla, também faço planilhas para organizar a viagem. Luci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mt bom, não é? Aprendi isso no mochileiros.com e não quero outro jeito. Bjs.

      Excluir