Mudamos de endereço. Acesse:

http://filhinhosdamamae.com.br/

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Macarronadinha do bebê. Muito, muito sabor.

Cozinhe o macarrãozinho (pode ser estrelinhas, letrinhas, rodelinhas) em água fervente e um pouco de sal para temperar. Escorra e misture na massa quente 1 colher de chá de manteiga (para não deixar a massa grudar). Junte a um bom molho bolonhesa e sirva. Se seu filhinho for - como é a metade do mundo - admirador da culinária italiana, vai adorar esse prato. Minha fofinha amou.



Macarronadinha a bolonhesa
Andiamo a mangiare, bambino!



Meu molho bolonhesa - eu faço sem medidas muito definidas: Umas 3 cebolas picadas em pedaços grandes,  1 cenoura ralada e  vários dentes de alho - douro todos esses ingredientes em um pouco de óleo, ao poucos vou colocando a carne moída, por volta de 1kg,  de boa qualidade - sempre peço para moer na hora um pedaço de carne que escolho com o mínimo de gordura visível - depois da carne refogada adiciono muitos tomates frescos descascados, tipo uns 10 e algumas latas de tomate sem pele e descascados e uns 500 mL de molho de tomate pronto. Aí tempero com sal e coloco um pouquinho da açúcar para diminuir a acidez. Coloco umas folhas de louro e um ramo de alecrim fresco. O segredo para o molho ficar muito bom é paciência. Quando ele começa a reduzir adiciono mais 500 ml de água, aí reduz e eu adiciono mais 500 mL... eventualmente eu vou dar uma mexida, adiciono mais água. Deixo o molho cozinhando nesse ciclo por umas 3 horas. No final eu costumava temperar com pimenta do reino moída na hora, mas como ia oferecer para nossa meninha, retirei esse ingrediente. Parece muito trabalhoso, mas nem é tanto. Deixo lá e vou fazendo outras coisas. Fica perfeito. Vale a pena o esforço. O papai adora. Fica atrás de mim igual a cirança: "está pronto? E agora?" Faço sempre bastante e guardo em potes. Aí é só descongelar e servir com uma massa cozida al dente.

6 comentários:

  1. Oi Carla!
    Nunca fiz molho a bolonhesa assim, cozinhando durante muito tempo, mas da próxima vez vou experimentar essa sua receita! Aqui em casa amamos molho bolonhesa, eu sempre faço! Já até fiz pra pequena, mas aí usei só tomates frescos.
    Eu costumo usar o Pelati em um molho com calabresa sem pele e esmagada,e com um toque de pimenta calabresa também, fica uma delícia, mas nesse caso não dá pra oferecer pras nossas princesas!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Tathy. Essa receita eu aprendi com uma chef italiana (vi na TV), que fazia assim. Como fica muito, muito bom, sempre repito.
    Eu amo calabresa; deve ficar excelente. Acabamos de voltar da Italia e tivemos uma aula com uma "Nona" que nos ensinou a fazer a massa fresca e um molho vermelho onde ela usava linguiça esmagada. Delicioso!! Minha intenção era que minha filhinha só desse uma provadinha. Mas a gulosa ficou desesperada e comeu muito. Mas não fez mal nenhum, mas com certeza se pudermos é bom evitar. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla!!
    Eu tinha escrito um texto enorme aqui e fui atualizar o login e perdi tudo, ai meus sais! rsrsrs
    Mas resumindo: ainda não consegui fazer esse molho, mas estou doida pra fazer! Depois eu falo o que achei!
    Como foi a viagem com a pequena, deu tudo certo no vôo?
    Vou levar a minha pequena pros USA no segundo semestre, estou preocupada com a duração do vôo...
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Thaty. O vôo é mesmo o bicho-papão das viagens longas com bebê. Acabei de deixar uma atualização no fim do post: http://filhinhosdamamae.blogspot.com.br/2013/03/post-6-vou-para-europa-com-bebe-no.html
    Veja se tem alguma coisa que pode te ajudar. Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Oi Carla,

    Passei pra contar que fiz o molho e adorei! Sensacional, a carne fica com outro sabor! Fiz logo um montão e congelei em porções menores pra correria do dia a dia! Obrigada pela receita!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Que bom, Thaty. Nossa, eu não aguento mais macarrão. Desde nossa viagem à Itália Helena está cada dia mais fissurada em macarrão (também conhecido como Fão). Pede para eu fazer todo dia "Fão, mamãe, fão. Fazi" Posso com isso? um cototo de 1 ano e 7 meses... Bjs para vc.

    ResponderExcluir