Mudamos de endereço. Acesse:

http://filhinhosdamamae.com.br/

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Vacina contra coqueluche para grávidas no SUS.

Excelente notícia: desde novembro de 2014, o SUS disponibiliza  a vacina dTpa (difteria, tétano e pertussis acelular) para gestantes. A vacina que protege contra a coqueluche (protegendo os bebês na época mais suscetível de suas vidas, logo após o nascimento) só existia na rede particular, mas agora está disponível para gestantes entre a 27ª e a 36ª semana nas Unidades de Saúde de todo Brasil. Se você está ou conhece alguém grávida, não deixe de confirmar que ela já sabe desta novidade. Há um ano fiz um post que esclarece sobre o risco das mães (e contactantes próximos – como avós, babás e pai) contaminarem seus bebezinhos com coqueluche: O risco da coqueluche. Atenção: você pode contaminar seu bebê!






Como fica o esquema de vacinação?
Esta vacina é de dose única (o ideal seria que houvessem reforços a cada 10 anos).
Se você já tem o esquema antitetânico (dT) completo (ou seja as 3 doses feitas em uma época da vida e reforço com menos de 10 anos), você se vacinará com uma dose da dTp (apesar de já estar imune para tétano e difteria, já que não tem a vacina contra coqueluche isolada; não tem problema se “revacinar” contra tétano e dfiteria).
Se você vai precisar fazer o esquema antitetânico, fará duas doses de dT e uma dose da dTp.

Fique atenta a época da gestação. No SUS eles precisam seguir a norma de só vacinar a gestante entre 27ª.  a 36ª.  Semana.

Não deixe de ler:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário