Mudamos de endereço. Acesse:

http://filhinhosdamamae.com.br/

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Creme de arroz bom-bocado. Cereal integral caseiro.

Faça seu próprio cereal para bebê em casa! Essa foi uma das primeiras comidinhas que minha menininha provou. Hoje repeti mais para tirar a foto e postar aqui, já que pode ajudar muitas mães que estão começando a alimentar seus filhinhos. É comidinha de bebezinho mesmo, mas ela, uma bebezona de 1 ano e 2 meses voltou a provar e aprovar (confesso que ela não comeu com a boa vontade que costumava fazer aos 7 meses, adicionei um pouco de banana amassada, 1 colher de chá de demerara e canela para ela comer tudo).
 

Creme de arroz bom-bocado. Feito com arroz integral.
A primeira papinha do bebê.

Ingredientes
  • 120 ml de água
  • 1/4 de xícara de arroz integral triturado (bata o arroz integral no liquidificador até virar um pó)
  • Leite (materno ou infantil - usei 2 medidas de leite ninho fases 1, quando era menorzinha eu usava o Nan)
Modo de Preparo
  • Misture o arroz triturado à agua em uma panela e espere levantar fervura. Depois deixe cozinhar por 10 minutos em fogo baixo. Deixe esfriar um pouquinho e misture o leite.  Quando ela era bem pequeninha  (7 meses) eu batia no mixer ou no liquidificador, já que o creme fica muito texturizado. No meu caso, só misturei o leite.

*O arroz integral é muito rico em fibras, vitamina B, ferro e ácidos graxos essenciais.


Dica da mamãe
Prepare seu próprio cereal para bebês.
Não há como discutir a praticidade dos cereais prontos (ela adora Mucilon e eu amo a facilidade do preparo), mas sempre que dá tempo de cozinhar um mingau, tento fazer com meu próprio cereal. Já deixo pronto em um vidro bem fechado e tiro um pouco na hora do preparo.
  • Misturo: 2 xícaras de arroz integral + 1 xícara de aveia em flocos + 1/2 xícara de quinua real - bato bem no liquidificador até virar um pó.
Geralmente adiciono uma fruta para dar mais sabor e doce ao prato (às vezes durante o cozimento, como mostrei no post mingau de aveia e pêra às vezes após o cozimento, coloco banana amassada, maça ralada).
*Obs:  A aveia não deve ser oferecida antes dos oito meses de idade, algumas fontes sugerem 12 meses, pelo risco maior de alergia. Eu ofereci aos 9 meses e nunca tivemos problemas. A quinua é um alimento excepcionalmente rico em proteína. Para seu bebê crescer forte e saudável!



2 comentários:

  1. Olá Carla!
    Antes de mais, obrigada pelas receitas maravilhosas :)
    Quanto ao cereal para bebês, depois que tenho o pó pronto, a medida para preparo são 100 mL de água filtrada para 1 colher de sopa do pó??
    É isso?
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Dani. Obrigada.
    Eu costumo usar nessa medida mais ou menos. Uma colher de sopa bem cheia para 100 a 120 mL de água. Se quiser mais espesso, basta aumentar a quantidade de pó. Abraços.

    ResponderExcluir