Mudamos de endereço. Acesse:

http://filhinhosdamamae.com.br/

terça-feira, 23 de julho de 2013

O risco da coqueluche - Atenção! você pode contaminar seu bebê.

Apesar de ser médica, esse blog não tem a Medicina como objetivo principal, mas não posso deixar de falar de alguns assuntos importantes. Um desses é o risco de transmitirmos, mesmo que pareçamos saudáveis, coqueluche para nossos bebês.
Nosso calendário de vacinação do Ministério da Saúde evoluiu muito nos últimos anos, estando disponíveis para toda população vacinas que só eram encontradas até pouco tempo nas clínicas privadas.
A coqueluche (Pertussis), conhecida como tosse comprida, é muito grave em bebês, principalmente nos menores de 6 meses (ainda mais grave nos menores de 2 meses). A tosse persistente é um quadro verdadeiramente desesperador para os pais e de agonia para a criança (veja o vídeo abaixo - Já tive a infelicidade, enquanto ainda era estudante de  Medicina, de presenciar o sofrimento de um bebê que morreu de coqueluche logo após chegar ao hospital. Nunca esqueci aquele som de tosse e os gritos da mãe desesperada, por isso considero esse vídeo tão emocionante...).
Essa é uma doença que tem prevenção. Tanto a rede privada como rede pública disponibilizam a vacina (nos postos de saúde, até ano passado era a DTP - que previne contra Difteria, Tétano e Pertussis -  atualmente vem  conjugada às de Hepatite B e Haemophilos tipo B, diminuindo o número de picadas em nossos bebês).
Para os bebês estarem protegidos contra a coqueluche são necessárias pelo menos 3 doses (2, 4, 6 meses, com reforço aos 15 meses e 4 anos). A vacina deveria ter reforço a cada 10 anos.

Calendário Vacinal do Ministério da Saúde


Para adultos a vacina não pode ser a clássica DTP aplicadas às crianças, precisa ser a dTpa, ou seja o componente Pertussis (coqueluche) precisa ser acelular. Essa vacina não está disponível na rede pública para adultos. É quase um senso comum que as pessoas devam se vacinar contra tétano a cada 10 anos, então é feita na rede pública a vacina dT (Difteria e Tétano). Ou seja, mesmo a população adulta com calendário vacinal atualizado pelo Ministério da Saúde estaria suscetível a coqueluche. O diagnóstico de coqueluche não é muito fácil de ser confirmado no adulto. Como a maioria já foi vacinada na infância, mesmo que os níveis de anticorpos não sejam ideais, quando se manifesta, a doença é menos evidente e bem menos grave do que em crianças ou em pessoas nunca vacinadas. Apenas alguns poucos laboratórios privados no país tem a tecnologia para firmar o diagnóstico. Mas em meu consultório e nos atendimentos de emergências (assim como dizem todos os meus colegas que atuam), suspeitamos de coqueluche e iniciamos o tratamento com antibióticos com relativa frequência em casos de tosse persistente. E durante o ano passado essas suspeitas foram muito constantes. No último ano SP conseguiu mostrar com exames um número crescente na quantidade de diagnóstico de coqueluche, aqui no RJ, o que vemos na prática clínica, é que temos certeza que se conseguíssemos exames, essa estatística também aumentaria muito.
Bom, mas vamos ao que interessa: está comprovado que os maiores transmissores de coqueluche para seus bebês são os próprios pais (geralmente sem qualquer sintoma ou sintomas sutis, por suas imunidades muito mais eficientes).
Como prevenir que seu bebê, ainda sem capacidade de defesa própria, tenha coqueluche?
 Se vacinando e vacinando as pessoas que terão muito contato com o bebê até que tenha sua própria imunidade adquirida pelas vacinas.

A dTpa pode ser feita em grávidas sem problemas, mas se você gestante mesmo assim ficar com receio, faça logo no pós-parto. Pouco antes da minha fofinha nascer, fiz isso, fui a uma clínica e me vacinei (apesar da minha dT estar em dia), e levei o papai comigo. Durante a gestação (ou antes) você vai aumentar sua produção de anticorpos contra coqueluche, parte desses anticorpos vão passar pela placenta;  ao nascer o bebê terá já alguma proteção, que vai cair ao longo do tempo, já que esses anticorpos não vão mais ser oferecidos. Mas dará tempo para que ele comece a produzir os seus próprios anticorpos, já que será vacinado aos 2 meses).   Quem tem babá ou  vovó que vai ficar por muito tempo com o bebê também deve lembrar delas. As vacinas são assuntos ainda controversos para muitas pessoas. Não para mim. Acredito completamente na sua eficácia e importância na saúde pública e do indivíduo. Converse com seu obstetra e pediatra. Fiz questão de escrever esse post porque, como mãe e médica, é no que eu acredito.


Sounds of Pertussis.
Jennifer Lopez fez um vídeo emocionante sobre o assunto, essa versão é em espanhol.

ATUALIZAÇÃO 2014:
  • Boa notícia: O SUS está disponibilizando vacinação contra coqueluche para grávidas. Veja o post.  

Veja também:


2 comentários:

  1. Adorei seu blog...muitas dicas de culinária, viagem, médicas..
    Muito bom mesmo.. Esse post achei muito importante.
    Meu bb é prematuro está com 1a e 1m e não teve nada de sério até hj. Vou me.vacinar para protegê-lo ainda mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Thais. Isso mesmo, o que estiver ao nosso alcance faremos para proteger nossos pequenos. Boa sorte para deu solzinho. Abraços.

      Excluir